Business Intelligence: a inovação para o seu negócio | Singular Sistemas

Business Intelligence: a inovação para o seu negócio

Com tanta concorrência existente é necessário ter cautela sobre todas as ações empresariais, afinal de contas, uma decisão mal pensada possui a capacidade de ser a sepultura da empresa. No entanto, uma escolha certeira pode ser a salvação e a glória do empreendimento. 

Sobre isso, você já reparou na quantidade de informações que o corpo executivo da empresa recebe? Pois é, essa divisão organizacional está, a todo momento, sendo bombardeada de informações. 

Posto isso, neste cenário, é necessário organizar os dados informacionais. Desse modo você terá maior destreza e eficiência para usá-los. Para organizar as informações você precisará separar em gêneros, categorizar em relevâncias e ordenar em prioridades.

Agora que você já organizou os dados, você precisa usar eles para poder tomar as decisões. Para isso, você terá que ler, analisar e disseminar para os responsáveis necessários. Feito isso, você estará apto a tomar decisões.

Mas você viu quanta coisa é necessário fazer? Pois bem, é por conta disso que você precisa de uma tecnologia Business Intelligence (BI). Você sabe o que são tecnologias Business Intelligence? Não sabe?! Calma, pode ficar tranquilo.

Ao final do presente texto você saberá o que são os meios Business Intelligence, bem como, conhecerá qual é a função dessas ferramentas digitais,  irá perceber como essa inovação pode impactar positivamente o seu negócio e, por fim, descobrirá como começar a utilizar os recursos dos aplicativos Business Intelligence. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é Business Intelligence? 

As palavras business e intelligence são inglesas e, juntas, na língua portuguesa são traduzidas como inteligência de negócios.

Sobre isso, de acordo com Fernando Rigo Botelho e Edelvino Razzolini Filho, existem inúmeros conceitos para ilustrar o que é Business Intelligence. Contudo, para os autores já citados, a melhor definição é “um conceito que abrange aplicativos, ferramentas e metodologias usadas para coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação de informações com o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decisões organizacionais complexas“.

Qual a função das tecnologias contempladas como Business Intelligence?

Como você pode ver acima, as tarefas “organizar” e “utilizar” os dados demandam muitos pré-requisitos, sem falar no tempo para fazer tudo funcionar corretamente. Em vista desse cenário, as ferramentas conceituadas como Business Intelligence possuem o papel de automatizar as atividades que você leu nos parágrafos anteriores.

Imagine não precisar gastar tempo organizando papéis de informações, categorizando eles e até mesmo ordenando em prioridade. Que sossego, hein! Mas calma, nada está tão bom que não possa melhorar. 

Já pensou repassar as informações aos profissionais ideais com apenas alguns cliques? Pois é, muito melhor do que tirar foto e enviar pelo e-mail, ou pior, ter que chamar o responsável na sua sala para você explicar as informações para ele. 

Diante do apresentado, pode-se perceber que, as tecnologias inteligentes dos negócios possuem o papel de auxiliar na tomada de decisões.

Como o uso de uma tecnologia Business Intelligence pode impactar o seu negócio?

Já se questionou sobre quantas vezes você ficou em dúvida sobre qual decisão tomar? Ou ainda, já se deparou com uma situação, em que, você não tinha as informações necessárias e suficientes e, consequentemente, perdeu a confiança para decidir sobre algo? 

São cenários difíceis, não são? Frente a isso, os aplicativos contemplados com inteligência de negócios são a chave para o seu problema!

Por meio da coleta de dados, da centralização de informações, do fácil e prático acesso e da análise da informação você terá plena capacidade de tomar as decisões corretas para o futuro da sua empresa. 

Desse modo, o impacto positivo do uso das inteligências de negócios se concentra na eficácia e na destreza para a tomada de decisão. Além do mais, as decisões possuem função elementar no cenário empresarial. Afinal de contas, uma decisão errada pode acabar com o futuro da instituição.

Posto isso, ao aderir aplicativos BI você estará assegurando assertividade para as suas próximas decisões, bem como, elevará a sua corporação para outro patamar, deixando a concorrência no chinelo!

Que incrível! Como faço para começar a usar esse tipo de tecnologia?

Neste momento é necessário tem calma. Para ilustrar uma implementação bem-sucedida de softwares Business Intelligence, serão descritos os seis passos elaborados pelos estudiosos Rafaela Alexandre Da Silva, Fernando Cesar Almeida Silva e Carlos Francisco Simões Gomes. Assim sendo, confira, abaixo, o passo a passo para adotar as tecnologias Business Intelligence em sua empresa:

  1. Identifique as suas necessidades

Busque qual é a necessidade da empresa, bem como, quais são os objetivos e estratégias atuais da empresa.

  1. Tome nota sobre quais são as fontes de informações existentes

Sem dúvida, você deve de ter uma infinidade de informações dispostas em dezenas de planilhas, documentos e afins. Portanto, liste cada lugar que pode ser encontrado uma informação relevante.

  1. Crie uma base de dados

Agora que você já sabe as várias origens das suas informações, que tal centralizar tudo isso? Dessa forma, crie um banco de dados com todas as suas informações.

  1. Escolha a sua ferramenta ideal

Toda empresa possui a sua identidade visual e as suas preferências. Assim sendo, procure por aplicativos já existentes que estejam de acordo com as suas necessidades. Caso não encontre nada, você pode contratar uma empresa de sistemas para desenvolver um de acordo com as suas necessidades.

  1. Padronize os seus relatórios

Quando se possui um padrão de relatórios fica mais fácil criar eles e extrair os dados deles. 

  1. Planeje a implementação do sistema 

Para isso você precisará elaborar uma estratégia abrangente e que priorize a informação para os profissionais que necessitam delas.

REFERÊNCIAS:

BOTELHO, F. R; FILHO, E. R. Conceituando o termo business intelligence: origem e principais objetivos. Sistemas, cibernética e informática, v. 11, n. 1, p. 55-60, 2014. Disponível em: http://www.iiisci.org/Journal/CV$/risci/pdfs/CB793JN14.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

DA SILVA, R. A; SILVA, F. C. A; GOMES, C. F. S. O uso do Business Intelligence (BI) em sistema de apoio à tomada de decisão estratégica. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 2780-2798, 2016. Disponível em: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/726/630. Acesso em: 28 out. 2020.