Métodos eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários | Singular Sistemas

Métodos eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários

Nos últimos tempos, fala-se muito sobre a alta rotatividade dos funcionários em empresas das várias áreas encontradas no mercado. Isso porque, para as organizações, a alta alternância de colaboradores afeta diversas atividades do local de trabalho. 

Além de implicar negativamente no setor de Recursos Humanos, a rotatividade dos funcionários gera diversos gastos para a organização, visto que, é necessário que se faça, nesses casos, a rescisão trabalhista. Ademais, essa condição faz com que diversos talentos sejam perdidos pelas empresas.

De acordo com Carla Leticia Souza (2015), formada em Administração pelo Centro  Universitário de Franca, o recrutamento e a seleção de pessoas é um tema muito importante para que os índices de alternância de funcionários venha a diminuir. 

Sabe-se que, um dos maiores desafios para que se tenha um bom time de funcionários, concentra-se na capacitação de pessoas para o preenchimento das vagas, bem como, a satisfação do trabalhador quanto aos reconhecimentos recebidos pela organização.

Mas, como lidar com todos esses problemas? Fique tranquilo! Ao final deste texto você saberá como diminuir a rotatividade dos seus funcionários, sem deixar de recrutar um bom time para a formação da sua equipe.

Algumas definições quanto a rotatividade de funcionários

Para que não haja dúvidas sobre o tema, a rotatividade dos funcionários nada mais é do que o número de empregados que são desligados da empresa em determinado período, e, em consequência disso, é necessário admitir novos colaboradores.

A rotatividade dos funcionários é expressa por um índice e, a partir dele, é possível verificar como anda essa situação na sua empresa. Nomeado Índice de Rotatividade, com ele, é possível medir uma parte da organização, bem como, uma área inteira ou, ainda, apenas uma fração dessa área.

De acordo com Marras (2001), o cálculo do Índice de Rotatividade é o seguinte:

Legenda

Nd: número de desligados;

Eip: número de efetivos no índice do período;

Efp: número de efetivos no fim do período;

Ir: índice de rotatividade.

Fonte: Marras, 2001, p. 66.

Mas, afinal, quais medidas devo tomar para diminuir a rotatividade de funcionários?

Se você já não tem mais ideias de que métodos utilizar para resolver esse problema na sua empresa, fique tranquilo, pois, agora você verá algumas dicas que te auxiliarão neste processo.

Contrate profissionais confiáveis

Sem dúvida alguma, este é o primeiro e o principal passo para que a rotatividade de suas equipes diminua. A entrevista de emprego é o momento de conhecer seu funcionário que está por vir e, assim, saber a perspectiva de futuro do mesmo. Além do mais, com uma contratação mais eficaz, é possível formar um time de alto desempenho, o que irá contribuir para o bom relacionamento na empresa, mitigando os riscos de demissão.

Desenvolva um diálogo mais aberto com o seu time

Para que os resultados da sua empresa sejam alcançados é preciso, além da comunicação com os seus clientes, saber como conversar com os seus funcionários. Seja aberto com a sua equipe, permita que os mesmos exponham suas sugestões e pensamentos acerca das atividades da empresa, assim, você ficará por dentro de tudo o que acontece no seu negócio e, ainda, permitirá que seus funcionários sintam-se mais à vontade no ambiente de trabalho.

Incentive pensamentos criativos 

De acordo com Braga (2017), criatividade e inovação, apesar de comumentemente serem utilizadas como sinônimos, são palavras distintas. O ato de gerar ideias é visto como a criatividade e, transformar estas ideias para resultados reais à organização é definido como inovação. 

O fato é que, ambas as definições devem ser aplicadas em sua empresa, e, uma boa forma de incentivá-las é a implementação de reuniões de brainstorming, ou seja, a colaboração de ideias em tempo real. E, para que seja possível incentivar a inovação, pode-se estruturar um processo que transforme ideias em resultados, recompensar os seus colaboradores por soluções eficazes e não ter medo de errar.

Supra as necessidades básicas de segurança

Para que a sua empresa não sofra com a rotatividade dos funcionários é válido investir em sistemas de segurança para os seus colaboradores, afinal, é no local de trabalho em que os mesmos passam a maior parte dos seus dias. Se a sua organização necessita de EPI’s, não os deixe de lado, além do mais, promova treinamentos de segurança constantes nessa área. 

Reconheça seus colaboradores a partir de seus resultados

O reconhecimento por um trabalho bem executado melhora o dia de cada indivíduo, logo, aplicar esta técnica na sua empresa garantirá uma menor rotatividade visível de seus funcionários. Isso porque, sentir-se reconhecido e saber que você é importante, faz toda a diferença. Uma boa opção é fazer o uso de um sistema de recompensas, que pode ser aplicado de diversas maneiras, não somente de forma financeira. 

Estimule o espírito de equipe

Por fim, é indubitavelmente válido que seus colaboradores vistam a camisa do time, que sintam-se orgulhosos de fazer parte da sua empresa. Mas, para que isso aconteça, quem deve dar o primeiro passo é você, gestor. Os funcionários tendem a seguir o seu líder e, o líder, deve ser o exemplo. Logo, quando o gestor se mostra motivado a trabalhar por sua empresa, os funcionários repetirão o ato. Ademais, uma boa maneira de aprimorar o espírito de equipe é promover confraternizações com seus funcionários, para que, além da relação de empregados e gestores, haja os laços de amizade.

Ao fim deste artigo, pode-se concluir que, empresas que prezam pelos métodos citados, possivelmente, apresentam menores índices de rotatividade e também, uma recrutação de funcionários mais satisfatória.

Lembre-se, sua equipe será feliz no local de trabalho se as condições do mesmo forem favoráveis, portanto, estimule um âmbito trabalhista mais dinâmico, essas pequenas ações elevarão o patamar da sua empresa no aspecto “rotatividade de funcionários”.

REFERÊNCIAS

BRAGA, Marcelo. 5 maneiras práticas de diminuir a rotatividade de funcionários. 2017. Disponível em: https://www.reachr.com.br/blog/rotatividade-de-funcionarios/. Acesso em: 29 out. 2020.

SOUZA, Carla Leticia. Recrutamento e seleção na contratação de novas pessoas: meios para diminuição da rotatividade de funcionários. 2015. 20 f. Tese (Doutorado) – Curso de Administração, Centro Universitário de Franca, [S.I.], 2015. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/forumadm/article/view/944. Acesso em: 29 out. 2020.